Parque Tecnológico (PTS)


Objetivo: às MPE utilizar os laboratórios do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) – 2017.

Objetivo: aproximar empresários, incentivar a geração de negócios e promover networking. Parceria: CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e a ACSO (Associação Comercial de Sorocaba) – 2017.

Participação de alunos do ensino fundamental I (1º ao 5º ano) de Sorocaba e região – Parceria ViaMaker Education.

Objetivo de incentivar o estudo de tecnologia de forma lúdica por meio da programação e automação de robôs legos com público: mais de três mil pessoas – 2017.

Discute o papel da Indústria 4.0 nos dias atuais – 2017.

Aresentação dos conceitos do modelo de Kaizen, com geração de resultados e sustentabilidade por meio do uso desta ferramenta. Nakata é o idealizador do 5º “S” (Shitsuke), trouxe o método japonês ao Brasil – 2017.

Primeiro evento de realidade virtual do Interior de São Paulo

Objetivo de apresentar as novidades e os benefícios da realidade virtual e a realidade aumentada no mercado atual – 2017.

Mais de 50 projetos inscritos no programa;

20 startups selecionadas;

Oficinas e acompanhamento do desenvolvimento dos negócios, o Startup SP promoveu a conexão dos selecionados com investidores e aceleradoras – 2017.

Objetivo foi demonstrar os resultados desde a sua fundação – 2017.

PTS se transformou em uma “Zona Franca da Inovação” pela aprovação de Projeto de Lei de Incentivo Fiscal às empresas, universidades e instituições de pesquisa, públicas ou privadas, instaladas nas áreas do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) – 2018.

200 vagas para os cursos de: Engenharia da Computação, Licenciatura em Matemática, Pedagogia e Tecnólogo em Gestão Pública – este último realizado em parceria com a FATEC – 2018.

Fomenta o desenvolvimento sustentável da região; realiza propostas de melhoria para o ambiente de micro e pequenas empresas inovadoras fortalecendo a economia e o empreendedorismo local.

A unidade trabalha exclusivamente com a área de inovação e tecnologia, em conjunto com as universidades e empresas locais – 2018.

Participação: Mais 1000 pessoas participaram do “Startup Night, desenvolvido pelo Parque Tecnológico de Sorocaba e SEBRAE- SP;

Objetivo: oferecer capacitação gratuita para startups digitais de Sorocaba e região;

Mais de 50 projetos inscritos no programa e dez startups selecionadas. Apoio 4 meses.

Além das oficinas e do acompanhamento do desenvolvimento dos negócios, o Startup SP promove também a conexão dos selecionados com investidores e aceleradoras – 2018.

Parceria com o CIEE, maior feira estudantil da região de Sorocaba, para fomentar a capacitação e o direcionamento profissional dos jovens. Público: mais de 2000 alunos – 2018.

Capacitou mais de 9 mil crianças das escolas públicas de Sorocaba. Visa desenvolver competências nos estudantes por meio de atividades práticas abrangendo conteúdos curriculares num contexto tecnológico. Crianças constroem e testam suas soluções com tecnologias robóticas. Até o fim de 2018, 7 mil crianças foram atendidas.

Bases gerais de um regime mútuo de cooperação científica e tecnológica entre o IEAv e o PTS – 2018.

Instaladas no Parque Tecnológico: empresas e startups associadas, base de representação de uma organização de cunho científico-tecnológico ligada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial do Comando da Aeronáutica – 2018.

Objetivo: valorizar as soluções inovadoras que contribuam para a otimizar a atuação do poder público em Sorocaba – junho de 2018;

Projetos inscritos – mais de 113;

Público estimado: 600 pessoas , palestra do jornalista Caco Barcellos.

Destinado aos universitários dos cursos de programação de computadores (TI) das instituições de ensino superior de Sorocaba;

Tarefa: criar aplicativos para serem utilizados pelo Poder Público de Sorocaba.

1º de novembro de 2018 com a entrega de cinco aplicativos em favor do Poder Público.

Incentiva e dissemina a cultura empreendedora em Sorocaba e região, palestras e workshops. Mais de 30 ações realizadas ao empreendedorismo;

Contou com palestra Geraldo Rufino;

Público estimado: mais de 500 pessoas;

Ação de 2018.

Visa fomentar o desenvolvimento de projetos ligados à tecnologia e implantar a cultura da inovação em 11 de julho de 2018.

Concurso criado pelo Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) para estudantes e profissionais da área de arquitetura para mostrarem seus trabalhos. O prêmio propôs a elaboração de um projeto arquitetônico criativo e inovador para o próprio Parque. Os vencedores foram premiados com dinheiro e troféus – 2018.

Local destinado ao compartilhamento de conhecimentos e à formação de grupos de pessoas de diversas áreas para solução de problemas e criação de oportunidades de negócios – 2018.

Nos dias 8 e 9 de dezembro de 2018, no PTS, reuniu diversos programadores “hackers” com objetivo de desenvolver projetos de software e hardware em prol da APAE Sorocaba.

Em 25/8/18, participação de centenas de alunos do ensino fundamental I (1º ao 5º ano) de Sorocaba e região, parceria com a ViaMaker Education Brasil, objetivo incentivar o estudo e a produção de projetos inovadores com automação e robôs.

Objetivo de aproximar empresários, incentivar a geração de novos negócios e promover networking, em parceria com o CIESP – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, a ACSO – Associação Comercial de Sorocaba – 2018.

Qualificação Profissional aos que buscam uma oportunidade de emprego parceria com a ACSO, CIESP E PTS, de 05 a 08 de novembro de 2018.

Público: mais de 600 empreendedores – 03/10/2018.

Estreitar laços com o Município;

Palestrante: Christian Lohbauer – 2018.

Pequenas empresas que se caracterizam pela inovação do serviço produzido, geralmente de base tecnológica. A cidade possui 44 negócios deste tipo cadastrados em sua base de dados do ecossistema brasileiro  – 2019.

Fomentar o empreendedorismo inovador dentro das instituições de ensino superior em Sorocaba e região;

Parceria com o SEBRAE; visa impactar mais de 20 mil alunos com assuntos ligados a inovação, empreendedorismo e startup;

Objetivo central é auxiliar e incentivar os alunos a desenvolverem e criarem empresas e novos projetos para revolucionar o empreendedorismo dentro das universidades;

Público: mais de 1.300 pessoas (universitários e população em geral; palestra da Shark Tank Camila Farani em 13 de março de 2019, no PTS).

Objetivo: integrar alunos dos mais variados cursos de TI (Tecnologia da Informação) das instituições de ensino supeiro da cidade, proporcionando treinamento intensivo por quatro meses em diferentes áreas: liderança, oratória, comunicação e expressão escrita, trabalho em time, gestão de projetos e foco no projeto de carreira profissional.

Os cinco grupos tem o desafio de construir de aplicativos que tragam benefícios aos munícipes, como digitalizar serviços prestados pela prefeitura em diversas áreas.

Público: 1000 pessoas (universitários e população em geral) – 17 de abril de 2019.

Valorizou e reconheceu a história de 25 mulheres que lideram em Sorocaba;

Foram homenageadas e premiadas 25 mulheres empreendedoras da cidade.

Participação de 800 pessoas e palestra da jornalista Giuliane Morrone – 27 de março de 2019

Objetivo: fomentar a Economia Criativa em Sorocaba e região. Contou além da exposição de parceiros, apresentações culturais e a apresentação dos projetos ligados a Economia Criativa que serão desenvolvidos pelo Parque Tecnológico de Sorocaba, nos próximos dois anos.

Público mais de 1.400 pessoas (universitários e população em geral) e contou com a participação do artista Eduardo Kobra. em 2 de maio de 2019.

Voltado para alunos do 9º ano das escolas municipais; programa extracurricular da Viamaker, em parceria com o PTS, experiência educacional do futuro inspirada em ciência, tecnologia e inovação para 90 alunos.

Fundamentado nos princípios da pedagogia por projeto, desenvolve competências sócio emocionais e cognitivas, desafiando a criatividade, comunicação e perseverança e estimulando o perfil de liderança e empreendedorismo.

Baseado em conceitos de STEAM (ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática), objetiva contribuir na iniciação ao pensamento computacional, ao raciocínio lógico e à robótica. Abril/2019

Promovido pela Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom) e PTS, para valorização dos profissionais ligados à Economia Criativa que, por meio da internet, elevam o nome da cidade e contribuem com a economia local.

Público de mais 500 pessoas – 13 de fevereiro de 2019.