Prevenção e Combate às Drogas (SEPOD)

O foco são as pessoas em situação de rua e usuárias de álcool e drogas, em parceria com a Secretaria de Igualdade e Assistência Social (SIAS); Secretaria da Segurança e Defesa Civil (SESDEC); com apoio do SOS; Polícia Militar e Guada Civil Municipal.

De 13/03 a 12/04/2019.

Em parceria com SESDEC, conjuntamente com a GCM e a fiscalização realizaram várias ações que dentre outras resultaram em:

2 autuações a hotéis;

1 detenção posse de entorpecentes e apreensão de produtos contrabandeados ou comercializados irregularmente;

1 interdição por dois anos de pousada por prática de prostituição flagrado pela 3ª vez consecutiva, além de imposição de multa.

3 pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social foram encaminhadas de imediato para os serviços de saúde e assistência social.

Tem por objetivo identificar pessoas em situação de rua e verificar junto ao banco de dados da Prefeitura se já foram atendidas pela rede socioassistencial (CRAS;, CREAS; Casa Azul; SOS).

Bairros visitados: Zona Oeste – fundos do CE Dr. Pitico; Ponte Humberto de Campos; Zona Leste – Ponte de Pinheiros.

5 operações realizadas; 67 pessoas abordadas; 2 procurados identificados e 1 flagrante de furto.

Projeto Tô Fora, Tô Dentro.

Iniciou pesquisa sobre experimentação e envolvimento familiar com substâncias psicoativas, com alunos da Escola Estadual Hélio Del Cistia, no Jardim São Guilherme.

53 disseram que nunca usaram drogas lícitas e/ou ilícitas; 38 disseram que já usaram e 3 não responderam; média de uso aos 15 anos.

Parceria da Prefeitura/SEPOD com o Ministério do Trabalho – GRT.

Visando a disponibilização de postos de trabalho custeados pelas empresas que não podem cumprir sua cota de aprendizagem social, para órgãos da Prefeitura.

Programa destinado a jovens em situação de vulnerabilidade social e proporcionará ao Poder Público a possibilidade de atuar como agente transformador da realidade social do aprendiz.