Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE)

No cruzamento da Av. Washington luiz com a Rua Cap. Bento Mascarenhas Jequitinhonha, no Jd. dos Estados, sendo de 12.750 m2 a bacia finalizada, com capacidade para 31.875 m3 de água – 23/12/17.

Entre a Prefeitura e o Governo Federal, visando obras de saneamento da cidade.

Margem do córrego Pirajibu, consistindo de 11.053 metros de tubulações de concreto, contribuindo para a total despoluição do Rio Sorocaba, 12 km de tubulações; tratados na ETE 2 – 2017.

O vazamento no centro de distribuição já durava 20 anos.

Início do plano de redução de perdas de água tratada.

Em andamento desde 2018, as obras de ampliação da maior estação de tratamento de esgotos da cidade, significando 6 toneladas diárias a mais de tratamento.

Complementação das obras de esgotamento sanitário de Brigadeiro Tobias e do Cajuru.

Eliminados os despejos de quase 5 milhões de litros de esgotos que ainda chegavam sem tratamento ao Rio Sorocaba.

Tratando assim 60% de volume a mais, chegando a 300 litros/segundo.

Objetivo: doar reservatórios e acessórios de ligação à famílias em situação de vulnerabilidade.

Com a inserção do nome do consumidor nas contas de água e esgotos que agora são comprovantes de residência.

Represas de Itupararanga e Clemente na serra de Sâo francisco de 31/01 a 05/02/2017 – 06 dias.

Intervenções visando à minimização das ocorrências de alagamentos na região da Avenida Dr. Afonso Vergueiro.

Desativada desde 2004, o SAAE providenciou a implantação de 16km de tubulação de ferro fundido e 500 mm de diâmetro (70% já realizado).

– Foram construídos 02 muros de concreto armado para maior sustentação das pilastras no trecho rompido na maior delas;

– Implantação de treliça metálica (espécie de ponte) para sustentação e recolocação da tubulação rompida na posição original.

Ampliação das dimensões dos pontos de captação de águas pluviais e implantação de mais 4 bocas de lobo para eliminar os pontos de alagamentos na região.

Localizado na confluência da avenida dr. Américo Figueiredo com a Estrada do Ipatinga – Setembro/2017.

Para injeção extra de Água no sistema da Zona Norte (vilas Fiori; Gomes; Melges e Jardim Santa Esmeralda).

EEE Ponte e EEE Represa: conferindo o amplo funcionamento do sistema de coleta e transporte de esgoto no bairro Brigadeiro Tobias e, consequentemente, o pleno funcionamento da ETE Aparecidinha – Dezembro/ 2017.

Instalada nova rede de adução de água novo reservatório em carga com capacidade de 2 milhões de litros para o bairro – 2018.

Nivelamento e aterramento da cratera de 6 metros de profundidade ao nível da rua, com estrutura sólida para abrigar a área de lazer.

Construção de infraestrutura de drenagem de água pluvial e correção dos lançamentos irregulares de esgoto – 2018.

No Jardim Josane. Obra aguardada há 10 anos. Ruas Luiz Almeida Marins, Olga Charles Arruda, Benjamin Pinto e Luiz Petrungaro.

Construção de galeria pluvial para coleta da enxurrada, rua Jorge Caracante.

Eliminados os lançamentos de aproximadamente 44 mil litros de esgoto no córrego Itanguá, atendendo a Rua Eugênia de Oliveira Cirne, no Jardim Marli; os efluentes são encaminhados à ETE Itanguá.

Perfuração de poço artesiano com capacidade de vazão de 30m³/hora atenderá os moradores do Jardim Ana Maria, moradores aguaram esse benefício desde que o bairro existe.

Com o coletor-tronco do Pirajibu. A interligação com 600 metros de extensão permite que 2,8 milhões de litros diários de esgoto cheguem para o tratamento. Esse volume é gerado pela população estimada em 18 mil pessoas, residentes nos bairros da região do cajuru às margens da avenida paraná, entre o rio Pirajibu e a divisa com Itu.