Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente (COMDEMA)

O Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente – COMDEMA de Sorocaba é um órgão colegiado local, de composição paritária, com caráter consultivo, deliberativo e de assessoramento da Prefeitura de Sorocaba, em questões relativas ao Meio Ambiente, em toda a área do município. O Conselho é formado por 24 membros, sendo 12 do Poder Público e 12 da Sociedade Civil.

Entre as finalidades do COMDEMA estão: colaborar nos planos e programas de expansão e de desenvolvimento municipal, mediante recomendações e pareceres concernentes ao meio ambiente; estudar, definir e propor normas e procedimentos visando a proteção ambiental do município; promover e colaborar na execução de programas intersetoriais de proteção da flora, fauna e dos recursos naturais da cidade; fornecer subsídios técnicos para esclarecimentos relativos ao desenvolvimento do meio ambiente, à indústria, ao comércio, à agropecuária e à comunidade; colaborar em campanhas educacionais e de conscientização relativas às questões ambientais; entre outros assuntos.

As Reuniões Ordinárias ocorrem mensalmente, em toda a segunda quarta-feira do mês, às 14h, no Jardim Botânico “Irmãos Villas- Bôas”. Excepcionalmente a data, o horário e o local podem ser alterados.
ELEIÇÃO PARA O BIÊNIO 2022/2023 – vagas remanescentes
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), recebe, até o dia 3 de fevereiro, as inscrições de representantes da sociedade civil interessados em participar do processo de eleição das vagas remanescentes do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Comdema), para o biênio 2022/2023.
O Comdema é um órgão consultivo, deliberativo e de assessoramento da Prefeitura de Sorocaba, em questões relativas ao meio ambiente, em toda área do município. O Conselho é formado por 24 membros, sendo 12 representantes do Poder Público e 12 representantes dos segmentos da sociedade civil.
Podem participar estabelecimentos de ensino superior, de ensino médio, ONGs ambientalistas, associações civis com previsão estatutária na área de meio ambiente, conselhos de classe, associações profissionais e sindicatos.
No momento da inscrição, os interessados deverão apresentar documentos aptos que comprovem os requisitos descritos no Edital, além de indicar seus representantes (titular e suplente).
O Edital foi publicado no Jornal Município de Sorocaba do dia 29 de dezembro de 2022 e pode ser conferido no link: https://noticias.sorocaba.sp.gov.br/jornal/.
As inscrições devem ser feitas, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na Sema, que está localizada na Rua Santa Maria, 197, na Vila Hortência. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: comdema@sorocaba.sp.gov.br ou pelos telefones: (15) 3219-2299 e (15) 3219-2280.

Contato:

Rua Santa Maria, 197 – Vila Hortência – Sorocaba/SP