ISO 9001

Entre os elementos que demonstram a qualidade de uma grande corporação estão os seus prêmios e certificações. É com base nessa premissa que a Prefeitura de Sorocaba, por meio do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda possui uma qualificação perseguida por muitas empresas e que denota extrema organização das suas ações.

A secretaria possui a Certificação ISO 9001:2008 recebida após um longo processo de análise por parte da certificadora Quality Service Brazil, representante da empresa de origem Suíça, com sede em Zurique, reconhecida pelo Fórum Internacional de Acreditação (IAF), que acompanhou os trabalhos da secretaria durante a fase de reconhecimento dos seus processos administrativos.

A Quality Service é uma das mais respeitadas certificadoras do mundo, e para promover o processo de certificação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, acompanhou e avaliou os procedimentos operacionais e administrativos da pasta, além de conversar com diversos munícipes atendidos pelos funcionários ligados ao Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Espaço Empreendedor, Banco do Povo Paulista, Metareciclagem e Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios (Uniten).

De 2012 a 2015 a Secretaria de Desenvolvimento Econômico realizou o preparo e os ajustes necessários para a normatização dos procedimentos de atendimento aos munícipes e demais ações da secretaria. Com a obtenção do Selo de Qualidade ISO 9001 em 2015 ela passou a integrar um grupo restrito de autarquias e organismos públicos que são igualmente certificadas, juntando-se à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, Câmara dos Vereadores de Ribeirão Preto, entre outras.

A primeira certificação veio no dia 28 de agosto de 2.015, sendo renovada no ano seguinte. “Agora o desafio é manter a acreditação e ampliar o processo de qualidade nas relações que mantemos com os munícipes, estabelecendo novas metas de atendimento, agilidade e ampliando o índice de confiabilidade dos sorocabanos em nossas ações”, reforça Freitas.

Os principais benefícios com a manutenção da certificação são: controle dos processos e procedimentos administrativos e operacionais, planejamento estratégico como forma de trabalho, a efetiva organização e padronização nos processos, melhor relacionamento com os parceiros e clientes, inclusive as demais secretarias municipais, aplicação de ferramentas de gestão em seus serviços, antecipação de reconhecimento de riscos e de não-conformidades (eventuais problemas) através do estudo de medidas preventivas, ação de processos de melhoria contínua, pesquisas, total transparência nos serviços e atendimento ao cidadão com qualidade e excelência plena.

“Quando propomos a certificação e qualificação da nossa secretaria, temos que lembrar que a qualidade dos nossos serviços impactam diretamente na vida de milhares de pessoas, pois entre outras frentes, trabalhamos com a geração de emprego e renda para milhares de sorocabanos, temos como um dos nossos objetivos a criação de vagas e o preparo dos nossos cidadãos para promover sua inserção ou reinserção ao mercado de trabalho”, completou o secretário.