Sorocaba

Sorocaba inicia campanha Dezembro Vermelho “Fique sabendo” nesta quinta-feira (1)

Sorocaba inicia campanha Dezembro Vermelho “Fique sabendo” nesta quinta-feira (1)

Por: Bruno Rodrigues

Com o objetivo de intensificar ações e promover a sensibilização da população em relação à prevenção ao HIV, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), inicia a campanha Dezembro Vermelho, intitulada “Fique sabendo”, nesta quinta-feira (1). A abertura oficial ocorrerá no Terminal Santo Antônio, com orientações e distribuição de preservativos e autotestes, das 16h às 19h.

No próximo sábado, dia 3, das 13h às 21, haverá ação de testagem no Pátio Cianê Shopping. Já, no dia 7, das 16h às 20h, haverá orientações e distribuição de preservativos e autotestes na academia Smart Fit, da Av. Comendador Pereira Inácio, 820, no Jardim Vergueiro. Por fim, no dia 18, haverá ação de testagem para pessoas em situação de rua, das 7h às 10h, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, que fica na Rua Avelino Argento, 386, no Jardim Paulistano.

A coordenadora do Programa Municipal Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST aids e hepatites virais), Lilian Ercolin, salienta que o objetivo da campanha é ampliar o acesso ao diagnóstico precoce do HIV/AIDS, a fim de garantir uma melhor qualidade de vida à pessoa diagnosticada. “A intenção também é reduzir o contágio do vírus, em especial a transmissão vertical, aquela que ocorre da mãe para o filho, durante a gestação, parto ou amamentação”, explica.

A SES informa que as pessoas que não conseguirem fazer o teste durante a campanha podem procurar o CMAE, localizado à rua Manoel Lopes, 220, na Vila Hortência. A unidade funciona às quartas-feiras, das 7h às 20h, e nos demais dias da semana, das 7h às 15h30.

Outra opção é procurar uma das 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba. Os testes rápidos são simples. É coletado sangue da ponta do dedo e o resultado fica pronto entre 15 e 20 minutos, servindo para diagnosticar casos de HIV, sífilis e hepatites B e C.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Pular para o conteúdo