Sorocaba

Rio Sorocaba ft Paulo Ochandio 020


Sorocaba é o quarto município mais populoso do interior do estado de São Paulo, tendo mais de 600 mil habitantes e, sua região metropolitana, composta por 26 municípios soma aproximadamente 1,8 milhão de habitantes.


Ao longo dos últimos doze anos, a cidade vem passando por diversos projetos de urbanização, contando com mais de 100 quilômetros de ciclovias criadas nas avenidas principais da cidade – a segunda maior malha cicloviária do Brasil. A cidade é um importante polo industrial do estado de São Paulo e do Brasil, sendo a quinta maior cidade em desenvolvimento econômico do estado; sua produção industrial chega a mais de 120 países, atingindo um PIB de R$ 16,12 bilhões, cujas principais bases econômicas são os setores de indústria, comércio e serviços, com mais 22 mil empresas instaladas, das quais mais de duas mil são indústrias.


Além da expressividade industrial e econômica, Sorocaba é uma cidade de forte expressão cultural, conhecida desde o século XVIII pelo Ciclo do Tropeirismo e pela Feira de Muares, além de possuir, atualmente, uma produção artística com grande diversidade de linguagens, com artistas conhecidos regional e nacionalmente. Dentro dessa variedade de áreas culturais, o teatro sempre teve uma grande importância para a cidade, desde as primeiras manifestações de que se tem registro, ainda no início do século XIX, até a construção de seu primeiro teatro, o São Rafael, em 1844, que passou a ser sede do governo municipal, a partir de 1935. Dessa forma, os artistas e apreciadores das artes cênicas na cidade tiveram de aguardar por quase cinquenta anos para que a cidade tivesse o seu primeiro Teatro Municipal, o qual foi entregue à população em 1983.



Localização

Click to open a larger map