Teatro

TMTV_Gui Urban-10


O Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV) está localizado numa região que, desde a década de 1970 foi chamada de Parque Administrativo da cidade, situado ao lado do Paço Municipal, da Câmara de Vereadores e da Biblioteca Municipal, o complexo ainda conta com diversos pontos de interesse administrativo e cultural da cidade, como os Fóruns Cível e Criminal, Ministério do Trabalho, Receita Federal, além de sediar algumas das principais emissoras de rádio, jornal e televisão da região.
A construção do teatro foi iniciada em 1979, com projeto doado ao município pelo arquiteto paulista Luiz Artur Navarrette. Em estilo Brutalista, que privilegia a verdade estrutural da edificação e caracterizado pelo concreto armado, o teatro da cidade, não obstante, é conhecido pela peculiaridade e beleza de sua edificação; segundo o arquiteto, ele buscou usar o “máximo possível do espaço disponível sem prejudicar a estética.”

Inaugurado em 29 de janeiro de 1983, o Teatro Municipal conta com uma sala de espetáculos em estilo convencional para mais de 400 pessoas, cuja dimensão do palco é: 12mX6m e 10m de profundidade, além de possuir 5 camarins individuais e 2 coletivos, cerca de 10 salas de ensaio e espaços especialmente criados para montagens de cenários e iluminação. A área de construção é de 4500m2, na qual foram usados cerca de 3000m3 de concreto e 208 mil quilogramas de aço, tendo sido escavados cerca de 5000m3 de rocha. A edificação ainda conta com um Teatro de Arena, em sua área externa, o qual está submerso a cinco metros abaixo do lago que circunda o complexo.

Entre 2014 e 2015, o Teatro Municipal Teotônio Vilela, passou, por um processo de melhorias, com compra de novos equipamentos e mobiliário, além reforma em sua infraestrutura.

Atualmente o Teatro Teotônio Vilela, conta com 414 lugares (sendo 4 para obesos e 4 para cadeirantes) distribuídos em plateia geral e um elegante foyer para a recepção dos espectadores e equipamentos cênicos de última geração.



Localização

Click to open a larger map