Zoo de Sorocaba

A Histria do Zoolgico de Sorocaba inicia-se em 1916, no local onde hoje a Praa Frei Barana, o Frum Velho. Ali, no Jardim dos Bichos, foram alojados, em condies precrias, animais comumente encontrados na regio, como jacars, bichos-preguia, veados, macacos, serpentes e aves. Esse zoolgico, voltado to somente contemplao dos animais, extinguiu-se em 1930. Em 1965, a Prefeitura construiu uma rea de lazer s margens do Rio Sorocaba, no espao entre a ponte da Rua XV de Novembro e a Praa Lions, instalando ali alguns recintos de animais que foram inaugurados em 1966.

No mesmo ano, ocorreu a aquisio da chcara pertencente famlia Prestes de Barros e a construo do novo Zoolgico que foi inaugurado em 20 de outubro de 1968. Desde aquela poca iniciou-se um trabalho pioneiro em diversas reas que consolidou-se ao longo do tempo.

Atualmente considerado um dos mais completos da Amrica Latina, j em 1993 foi escolhido, por votao popular, como smbolo de Sorocaba. Destaca-se por seus objetivos que se apiam em oferecer recreao saudvel e contato com a natureza, programas de educao ambiental, colaborao com pesquisas, gerando conhecimento sobre comportamento, reproduo e fisiologia, e atuando junto ao esforo conservacionista nacional e mundial atravs de planos de manejo, tanto em cativeiro como na natureza.
Os animais da fauna nacional (70%) so o ponto forte do Zoolgico, com especial destaque para aqueles ameaados de extino.

Novos recintos, inaugurados em 2004, incorporaram as mais modernas tcnicas de exibio, como fossos para primatas, um avirio onde pssaros voam em volta do visitante e grandes painis de vidro, que permitem perfeita visualizao de ariranhas, rpteis e ursos. O parque possui uma rea de 128.339 metros quadrados, situada entre os tradicionais bairros da Vila Hortncia e Vila Haro. Aproximadamente 17.500 metros quadrados so ocupados pelo lago e 38.700 por mata secundria, onde habitam diversos animais, como bugios, bichos preguia, saguis, cutias, gambs, garas e pequenas cobras.

Anualmente, 600.000 visitantes regulares passam pelos portes do Zo, alm de mais de 90.000 alunos da rede pblica e privada de 80 cidades diferentes.

Educando para conservao da natureza

Pioneiro no pas na rea de Educao Ambiental, o Zoo de Sorocaba iniciou suas atividades educativas em 1979. Com o desenvolvimento de aes em Educao Ambiental, foi reconhecido por vrias entidades nacionais e internacionais, recebendo apoio do Fundo Nacional para a Natureza (WWF- Estados Unidos), Fish and Willdlife Service, Fundao o Boticrio de Proteo Natureza, entre outros.
O Zoolgico no somente um local que discute e ensina sobre fauna e flora, mas um centro de referncia em Educao Ambiental e meio ambiente na cidade, atendendo um pblico altamente diversificado, desde crianas at adultos, de diferentes camadas sociais.

Corpo tcnico e classificao no IBAMA

Uma das principais razes do sucesso do Zo Sorocaba a qualidade de seu corpo tcnico, experiente e atualizado nas mais modernas tcnicas atravs de cursos de mestrado, doutorado e participaes em congressos, sendo formado basicamente por mdicos veterinrios e bilogos. O nosso zoolgico classificado no IBAMA na categoria A, que a mais elevada. Isso ocorre devido s condies de infra-estrutura que possui (como transporte prprio, tcnicos em regime integral de trabalho, Biblioteca, Auditrio, Laboratrio e programa de Educao Ambiental).