PraCegoVer

Você sabe o que significa #PraCegoVer?

Muitas pessoas vem questionando o significado sobre o uso constante dessa hashtag nas postagens da Prefeitura de Sorocaba. Porém, nela não existe nenhuma intenção por parte desta ou de outros órgãos públicos ou marcas de ser deselegante com os usuários das redes sociais. Trata-se exclusivamente de um projeto de acessibilidade para deficientes visuais que utilizam de aplicativos de audiodescrição.

#PraCegoVer foi criado por uma entidade de deficientes visuais e já foi adotado por grandes marcas e órgãos públicos do nosso país. Para conhecer mais sobre o projeto e saber as marcas que já aderiram o projeto, clique aqui e acesse a página oficial.

Nesse caso, além do descritivo principal que vai em cada postagem, todo texto que vem na sequência da hashtag destina-se a descrever as imagens. Também são inclusos nessa descrição, textos que estão escritos nas artes (os aplicativos de áudio descrição não são capazes de ler textos que estão em arquivos de imagem ou de vídeo).

A Prefeitura de Sorocaba, através do empenho e dedicação da Secretaria de Comunicação e Eventos (SECOM) vem atuando para implementar desde o início de 2017 este e outros projetos que visam acessibilidade aos deficientes na internet. Recentemente chegou a vez dos deficientes auditivos, com a inclusão das legendas nos vídeos que são produzidos pela Secretaria.

Mas e a palavra CEGO, não é pejorativa?

Segundo os criadores do projeto #PraCegoVer, não existe neste caso problema em dirigir-se a um deficiente visual como cego. A hashtag foi padronizada pela entidade e é utilizada amplamente por todas as entidades e empresas que aderiram, sem modificação. A explicação da própria entidade sobre o uso da palavra CEGO pode ser lida clicando aqui.