Sorocaba

BRT – Ônibus Rápido

Visando melhorar o transporte coletivo, permitindo aos cidadãos se deslocarem com mais rapidez, conforto e segurança, a Prefeitura de Sorocaba vai implantar o sistema BRT – Ônibus Rápido (Bus Rapid Trânsito, na sigla em inglês).

Para viabilizar o projeto, o Município obteve um financiamento de aproximadamente R$ 133,9 milhões do Governo Federal, por meio do programa Pró-Transporte – Mobilidade Médias Cidades, do Ministério das Cidades, obtidos por seleção do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

Com os recursos, a Prefeitura vai implantar as duas primeiras linhas do BRT – Ônibus Rápido, a Norte-Sul e a Leste-Oeste. O estudo preliminar da Urbes prevê a implantação de 35 quilômetros, para a circulação do BRT dentro de quatro principais corredores da cidade.

Do total, 20,3 quilômetros serão corredores exclusivos para ônibus, com desembarque em nível pela esquerda do coletivo, junto ao canteiro central, onde serão instaladas as estações. Outros 14,7 quilômetros serão de faixas exclusivas, com desembarque à direita pela escada, nos pontos normais (como os atuais).

A linha Norte-Sul terá eixos em corredores que percorrerão as Avenidas Itavuvu e Ipanema (desembarque em nível pela esquerda dos coletivos) e depois as faixas pela direita das Ruas Comendador Oeterer e Hermelino Matarazzo até o Terminal Santo Antônio, seguindo em faixas exclusivas até a Avenida Antônio Carlos Comitre.

Já a linha Leste-Oeste terá corredor pela Avenida São Paulo e seguirá até o Terminal São Paulo e depois, em faixas exclusivas pelo Centro, e Avenidas General Carneiro e Armando Pannunzio, nesta em corredor com desembarque em nível pela esquerda.

A previsão é de que entre 150 mil e 180 mil usuários do transporte coletivo poderão ser atendidos pelo sistema alimentador diariamente e o tempo de viagem terá uma redução da ordem de 20%.

Além disso, para maior rapidez, os BRTs terão pontos de paradas reduzidos especialmente nas estações em nível, instaladas nos canteiros centrais.

O BRT funcionará em conjunto ao modelo atual, permitindo integração aos Terminais Santo Antônio e São Paulo, às seis Áreas de Transferências e a integração temporal entre diferentes linhas com o pagamento de uma única.

Edital de Chamamento

Edital – BRT

A Prefeitura publicou os editais de chamamento referentes ao Hospital de Clínicas de Sorocaba e o BRT – Ônibus Rápido na edição do Jornal Município de Sorocaba do dia 27 de dezembro de 2013.

Algumas empresas se habilitaram e, desde o dia 15 de janeiro de 2014, estão autorizadas a realizar os estudos para os dois projetos. Desses grupos que responderam ao edital de chamamento, seis desenvolverão estudos relacionados ao sistema BRT e oito do Hospital de Clínicas.

As empresas autorizadas a elaborar os estudos do BRT (Edital 001/2013) foram as seguintes:

  • Consórcio Sorocaba,
  • Creta Planejamento,
  • Ellenco Construções Ltda.,
  • KPMG Structured Finance S.A ,
  • Proficenter Construções Ltda., e
  • Promon Engenharia Ltda.
Pular para o conteúdo