Curso 7: cine–debate
Ementa: – Exibir produções audiovisuais, na forma de ciclos de cinema, e realizar estudos e debates sobre as diversas temáticas possibilitadas pelos filmes. O objetivo é de propiciar, por meio da exibição e do contato com obras audiovisuais, o debate e a problematização em torno de temáticas do cotidiano das Instituições Escolares e de Educação infantil.
Formadores : Peterson Rigato da Silva, Elina de Macedo, Andressa Galdino Luz e Ana Claudia Leite
Responsável Técnico: Profª Me Patricia Romão
Gestora de Desenvolvimento Educacional
Público Alvo: Auxiliares de Educação, Equipe Gestora, Professores e demais interessados.
Vagas : 200
Período de realização : março a junho de 2016
Período de inscrição: 01 a 07 de março de 2016
Link para inscrição: https://goo.gl/nxRGF9
Carga horária: 12 h – ( 4 encontros de 3 h )
Local: Auditório da EM “Getúlio Vargas”
Av. Eugênio Sarleno , 298 – Jardim Santa Terezinha
Programação :
22 de Março
Filme “A caça”
Gênero: Drama
Duração:115 minutos
Sinopse :Filmado com uma crueza impressionante, Vinterberg nos questiona a cerca de alguns tabus sobre a ingenuidade dos atos das crianças, e nos lembra do quanto pode ser nocivo à histeria coletiva que faz imprensa e cidadãos culparem pessoas sem terem um mínimo de prova para isso. No filme, Lucas foi absolvido por um juiz. Se ele fosse a júri popular o resultado seria o mesmo?
Debatedor: Peterson Rigato da Silva
Pedagogo e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Atualmente é diretor de creche e pré-escola da rede Municipal de Educação Infantil de Piracicaba, membro da Comissão do Plano Municipal de Educação, militante do Fórum Paulista de Educação Infantil (2012/2015) e membro do grupo gestor MIEIB.
Horário: 18 às 21h 30mim
26 de Abril
Filme “Guerra dos Botões”
Gênero: Drama
Duração:109 minutos
Sinopse : Em uma aldeia no sul da França (1960) , um grupo de meninos, com idades entre 7 a 14 anos, é liderado por Lebrac (Vincent Bres) numa guerra contra as crianças da aldeia vizinha. Trata-se de uma batalha tradicional, realizada há gerações pelos jovens das duas aldeias. Eles lutam pela honra e lealdade, mas utilizam-se dos meios necessários para vencer. O exército de pequenos homens tenta de todas as formas não ser percebido por pais e mães, o que é complicado quando voltam para casa com as roupas rasgadas e sem botões.
Debatedor: Elina de Macedo
Doutoranda do programa de pós-graduação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Diferenciação Sociocultural (GEPEDISC – Culturas Infantis – UNICAMP) e do Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar (GPEF-FEUSP). Atualmente é professora substituta na Universidade Federal de São Carlos (campus Sorocaba). Trabalhou como professora de bebês na Creche e Pré-Escola Oeste – USP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: Culturas Infantis; Educação Infantil e Educação Física Escolar
Horário: 18 às 21h e 30mim
18 de Maio
Filme “Leite e Ferro ”
Gênero: Documentário
Duração:73 minutos
Sinopse : O documentário revela o dia a dia das prisioneiras de um Centro de Atendimento Hospitalar à Mulher Presa (CAHMP) e através de depoimentos das detentas, o espectador entra em contato com a realidade de mulheres que cometeram crimes e por um curto espaço de tempo passarão a conviver com a maternidade. Entre os personagens reais, a prisioneira Daluana, traficante desde dos 10 anos de idade e hoje casada aos 40, revela detalhes de sua trajetória no mundo do crime e das prisões, detalhes também revelados por outras presas
Debatedor: Andressa Galdino Luz
Mestre em Educação programa de pós-graduação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Diferenciação Sociocultural (GEPEDISC – Culturas Infantis – UNICAMP) e do Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar (GPEF-FEUSP)
Horário: 18 às 21h e 30mim
16 de Junho
Filme :Tarja Branca: A Revolução Que Faltava
Gênero: Documentário
Duração: 80 min
Sinopse: A partir dos depoimentos de adultos de gerações, origens e profissões diferentes, o documentário discorre sobre a pluralidade do ato de brincar, e como o homem pode se relacionar com a criança que mora dentro dele. Por meio de reflexões, o filme mostra as diferentes formas de como a brincadeira, ação tão primordial à natureza humana, pode estar interligada com o comportamento do homem contemporâneo e seu “espírito lúdico”.
Horário: 18h às 20h
Debatedoras : Raquel Franzim e Maria Helena Masquetti ( Instituto Alana)