Piedade


Conhecida por sua natureza exuberante, clima ameno e uma produção agrícola reconhecidamente rica e diversificada, Piedade está localizada nos altos da Serra de Paranapiacaba, a cerca de uma hora de São Paulo. Ano a ano o município consolida-se como uma opção dos amantes do turismo rural, de aventura e, também gastronômico.
Surgida em meados do século XIX, a partir de um pequeno povoado estabelecido na margem esquerda do Rio Pirapora, pouco abaixo da confluência com o Ribeirão dos Cotianos, Piedade teve Vicente Garcia como seu pioneiro, ao lado de Manoel Ribeiro, Francisco Moreira, José Francisco Rosa e Demétrio Machado. Entre 1831 e 1835, Garcia recebeu de um tropeiro uma imagem de Nossa Senhora de Piedade e, em seu louvor, construiu uma pequena capela, que foi benta em 20 de maio de 1840, data considerada a da fundação da cidade.
Com população estimada em 52 mil habitantes (IBGE – 2010), 60% dela residente na zona rural, o município tem área total de 729 quilômetros quadrados e uma altitude média de 900 metros em relação ao nível do mar. Faz limite com os municípios de Votorantim, Salto de Pirapora, Pilar do Sul, Tapiraí e Ibiúna.
Piedade foi no passado a maior produtora de cebolas do Brasil. Hoje sua agricultura é conhecida pela variedade e diversidade de produtos, destacando-se na produção de morango, alcachofra, caqui, batata, verduras e legumes, entre outros. O município se destaca também na produção de pós-larvas de Camarão da Malásia e champignon, além de contar com haras, apiários e estações experimentais. Trechos de duas Áreas de Proteção Ambiental e as Represas de Itupararanga e o Parque Estadual do Jurupará estão no território de Piedade. Nesses locais é possível praticar o ecoturismo e o turismo rural.