Sorocaba

Drive-thru #AFOMENAOEFAKE! para o #DiadeDoar arrecada cerca de três toneladas de alimentos nesta terça-feira (29)

Por: Luís Felipe Pio (Programa de Estágio) Supervisão: Rose Campos

O final do ano de muitas famílias sorocabanas que precisam estará mais recheado, após a ação da campanha #AFOMENAOEFAKE!, do Fundo Social de Solidariedade (FSS), que mobilizou a população sorocabana, nesta terça-feira (29), no grande drive-thru solidário para o #DiadeDoar. A iniciativa arrecadou cerca de três toneladas de alimentos, além de brinquedos, roupas e itens de higiene.

A ação foi promovida em parceria com a Câmara Municipal, organizações sociais e veículos de comunicação da cidade, contando com a presença do prefeito em exercício, Luis Santos, da primeira-dama, Sirlange Frate Maganhato, e da presidente do FSS, Rosangela Perecini. “Logo que conhecemos o projeto, já pensamos em adotar na cidade de Sorocaba, pois é uma data universal, que incentiva o hábito da doação em benefício daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade”, afirmou a primeira-dama.

“É um orgulho imenso ver nosso município aderindo a ações que visam ao bem do próximo. Toda a equipe envolvida está de parabéns, pelo empenho e dedicação com que exercem as funções, sempre em prol das comunidades que contam com a prontidão do Poder Público”, declarou o chefe do Executivo em exercício, Luis Santos.

Como parte da ação, o FSS recebeu, no Espaço Solidário, localizado na Avenida Rudolf Dafferner, 65, Alto da Boa Vista, a doação de cerca de 500 kg de alimentos, que somaram aos tantos outros arrecadados no drive-thru. Os itens foram angariados pela Proeesp (Profissionais de Eventos Esportivos), durante a 5ª Maratona Internacional Sorocaba Novembro Azul, realizada com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, no último domingo (27). Ainda, um grupo de 32 entidades sociais, que participaram também da iniciativa, igualmente somaram para a quantidade total de mantimentos arrecadados ao final do dia.

Entre aqueles que atenderam ao apelo do #DiadeDoar e levaram sua contribuição ao Drive-thru, estava o contador Sidnei Capibaribe. Natural do Ceará, ele está na cidade há quatro meses e soube da ação por meio dos veículos de comunicação apoiadores. A filantropia já é um hábito que Sidnei cultiva há muito tempo e, todo final de ano, disponibiliza cestas básicas para famílias carentes. Por isso, aproveitou a oportunidade da campanha do Fundo Social de Sorocaba para colaborar. “Esta é a primeira de várias dessas ações que farei aqui, na cidade. Há muitas pessoas que necessitam, então, o meu objetivo é sempre compartilhar o melhor”, ressaltou.

Além da ação pontual, nesta data específica, as doações podem ser feitas ao FSS durante todo o ano. “Temos muitas comunidades que, por diversos motivos, não podem garantir os itens básicos para alimentação e nosso objetivo é alcançar o espírito de solidariedade das famílias sorocabanas. Todos que quiserem colaborar podem procurar o Fundo Social de Solidariedade para contribuir”, destacou a presidente, Rosangela Perecini.

Houve, também, quem fez questão de levar as crianças da família para acompanhar o ato solidário e aprender desde cedo. Foi o caso de Rosilei Monteiro Rodrigues, que esteve acompanhada das netas, Lívia e Luíza. “Nós as trouxemos para que aprendam, desde cedo, o valor de contribuir com o próximo. Essa é uma lição importante que buscamos ensinar todos os dias para elas, assim como fizemos com os nossos filhos”, pontuou a vovó Rosilei.

Os alimentos arrecadados serão distribuídos pela Secretaria da Cidadania (Secid) às famílias em situação de vulnerabilidade no município. Além das doações entregues na data, as entidades assistenciais e filantrópicas da cidade que estão participando desta edição do #DiadeDoar continuarão recebendo as doações até o final da semana.

Sobre o #DiadeDoar
O #DiadeDoar faz parte de um movimento mundial chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação). A iniciativa aconteceu, pela primeira vez, nos Estados Unidos, em 2012, e é realizada sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving). O objetivo é ser uma resposta solidária a algumas das datas de maior consumo, como a Black Friday e Cyber Monday, sensibilizando a população para a necessidade de aderir à cultura de doação e solidariedade.

Fotos: Renata Giron e Michelle Alves – Secom