Sorocaba

Prefeitura realiza última edição do ano do Mutirão de Empregos disponibilizando perto de 1,5 mil oportunidades de trabalho

Por: Luís Gustavo Adabro

O 12º Mutirão de Empregos Sorocaba, a última edição do programa em 2022, realizada nesta terça-feira (29), no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), disponibilizou perto de 1,5 mil vagas de empregos aos candidatos presentes.

Além das oportunidades de trabalho oferecidas pelo Posto de Atendimento ao Trabalho (PAT) e pelas diversas agências de emprego participantes, houve, também, oportunidades de inscrição para cursos rápidos gratuitos de capacitação profissional, disponíveis durante o evento.

A ação foi, mais uma vez, realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo (Sedettur), com apoio da Secretaria de Governo (Segov), da Secretaria de Comunicação (Secom) e do Parque Tecnológico.

Ao todo, foram atendidas perto de mil pessoas, com igual número de encaminhamentos para vagas de emprego, sendo que muitos participantes tiveram mais de uma oportunidade de trabalho oferecida.

O prefeito em exercício, Luis Santos, esteve prestigiando a ação e ressaltou a importância do evento, que já completou um ano de atividades. “O ‘Mutirão de Empregos Sorocaba’ tem sido mais que um facilitador, durante a procura de uma oportunidade. É o local onde o pai ou a mãe, arrimo de família, pode encontrar o tão desejado trabalho e levar o sustento para sua casa. Hoje, reunimos 20, das mais relevantes agências de empregos da cidade, e é graças a essas ações que Sorocaba tem alcançado indicadores tão positivos na geração de empregos”, comentou.

“É muito bom ver a força de vontade de todos que estão nesta edição do mutirão, aproveitando a chance de participar de um evento que reúne diversas oportunidades de trabalho, em um só local. O mercado está cada vez mais exigente e, além da experiência comprovada em determinada área, é necessário ter curso de especialização, a fim de ampliar, ainda mais, as possibilidades de conquistar a tão aguardada vaga. Por isso, oferecemos também várias capacitações gratuitas durante o mutirão”, comentou o diretor do PAT, Bruno Santana.

Quesia Rodrigues, de 37 anos, está fora do mercado de trabalho e recebeu o encaminhamento do PAT para realizar uma entrevista de emprego para a vaga de vendedora. “Recebi uma notícia muito boa, pois fui encaminhada a uma vaga de trabalho. Estou em situação de desemprego e tenho filhos. Estou muito feliz com essa oportunidade”, relatou.

Já, a candidata a uma vaga de auxiliar de serviços de alimentação Claudia Cristina dos Reis, de 42 anos, também fora do mercado no momento, igualmente não via a hora de poder atuar no ramo. “Eu fico muito feliz com essa oportunidade, pois estava fora do mercado de trabalho e, agora, quero voltar a ter um emprego. Já irei fazer a entrevista nesta quarta-feira de manhã”, comemorou.

Fotos: Michelle Alves/Secom.