Sorocaba

Programa “Humanização” atua em diferentes locais da cidade e acolhe 22 pessoas em situação de rua nesta segunda-feira (28)

Por: Luís Felipe Pio (Programa de Estágio) Supervisão: Rose Campos

As equipes do programa “Humanização”, que efetuam um trabalho ininterrupto, durante todos os dias da semana, inclusive feriados, realizaram mais uma importante ação de abordagem social especializada, na noite desta segunda-feira (28). As equipes percorreram 16 pontos diferentes da cidade e prestaram atendimento a 46 pessoas em situação de rua, sendo que 22 delas aceitaram receber acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS). No local, são disponibilizados aos abrigados, além do pernoite, alimentação completa, roupas e toalhas limpas, banho quente e cuidados de higiene.

Realizado de forma integrada, o programa municipal reúne profissionais da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), da Secretaria da Cidadania (Secid), com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas junto à Divisão de Política para Pessoas em Situação de Rua, além da Secretaria da Saúde (SES). Também conta com o importante auxílio da Guarda Civil Municipal (GCM), da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e da Urbes – Trânsito e Transportes.

Nessa ação, as equipes atuaram nos seguintes endereços: Praça Frei Baraúna; Mosteiro São Bento; Rua São Bento; Praça Cel. Fernando Prestes; Rua XV de Novembro; Rua Brigadeiro Tobias; Praça Arthur Farjado; Largo do Rosário; Rua da Penha; Av. General Carneiro; imediações da Rodoviária; Av. Afonso Vergueiro; Praça Pedro de Toledo; Rua Blaza Munhoz; Av. Itavuvu e Av. Dom Aguirre.

Saiba como ajudar

A população pode sempre colaborar com as atividades do programa, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp (15) 99666-2636, que pode ser acessado 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania (Secid) e 153, da Guarda Civil Municipal (GCM).